BOA VIAGEM

VIAJANDO POR AÍ...



O ônibus, o trem e o avião, são considerados meios de transporte coletivos, porque eles podem transportar várias pessoas ao mesmo tempo.

Quando transitamos de ônibus, somos chamados de passageiros. Os passageiros também devem contribuir para a organização e segurança do trânsito, respeitando o espaço que é compartilhado com as outras pessoas.

 


Utilizar os chamados transportes coletivos, como o ônibus por exemplo, é uma das formas de colaborar para a diminuição dos congestionamentos e da poluição excessiva.

 

Você já parou para pensar que num ônibus com a mesma quantia de combustível que é utilizada num carro que carrega no máximo 5 pessoas, é possível transportar cerca de 40 passageiros? Isso significa maior economia, menos poluição, menos congestionamentos e mais qualidade de vida.

 



Veja só como é fácil ter uma boa convivência, mesmo quando tivermos que dividir os espaços, como quando utilizarmos os transportes coletivos, por exemplo. Basta que cada um respeite o espaço do outro.


♥ Ao embarcar no ônibus, cumprimente o motorista e o cobrador. Eles irão gostar muito e sentirão muito mais satisfação em desempenhar seu trabalho.

 



♥ Conserve seu corpo sempre dentro do veículo, sem se arriscar aos perigos de expor partes dele para fora da janela.




 

♥ Nada de jogar lixo no ônibus ou riscar os bancos e assentos. Guarde os objetos descartáveis até o final do trajeto ou da viagem, lembrando-se de que o lixo pode ser reciclado e transformado em novos objetos.

 



♥ Segure em lugar apropriado quando estiver viajando em pé, o veículo pode frear de repente e assim você evita cair sobre as pessoas ou se machucar.




 

♥ Quando estiver viajando sentado, ofereça seu lugar ao portador de necessidades especiais, pessoa idosa ou a mulheres que estejam grávidas. Essas pessoas têm a preferência dentro de um transporte coletivo. Não custa nada você ajudá-las.







♥ A viagem de ônibus junto com os colegas de aula é muito divertida, desde que você não provoque barulho ou faça brincadeiras que incomodem as pessoas que estão próximas de você ou que prejudiquem a atenção do motorista.